segunda-feira, 15 de junho de 2009

Guerras e suas coisas boas.

Certo, certo. A guerra não é uma coisa boa em si, mas não podemos negar que ela trás algumas coisas boas.
Na verdade, a guerra sempre foi o grande motor de desenvolvimento da humanidade. Como Heráclito (séculos VI-V aC) já disse,
"A guerra é a origem de tudo".

"Quando Prometeu roubou o fogo do Olimpo, era para fundir ferro, fazer armas e com isso deslanchar o progresso humano. A guerra cria o progresso. Tudo que o ser humano cria tem sua origem na guerra, no ferro e no fogo: as cidades, os países, as famílias, as propriedades, os ‘negócios’, as corporações, a vida social, enfim."
[fonte]

Mas vim falar de lgumas coisas concretas presentes no cotidiano de todos provém de guerras, e a ignóbil massa popular mal sabe disso.


Primeiramente, o isopropileno expandido. Quem não o utiliza? Ah, o caro leitor nem imagina o que seja? Trata-se, meu bom amigo, do ISOPOR!
Para quem não sabe, o Isopor foi desenvolvido para acondicionar coisas que precisavam ser entregues aos soldados em terra através de pára-quedas.
Como as cargas danificavam-se com o choque, mesmo desacelaradas pelo pára-quedas, desenvolveu-se o isopropileno expandido. Por ser de fácil "aplicação" - ele é injetado espumante e "solidifica-se" em segundos ao contato com o ar - foi a solução perfeita para protegê-las.

Outra coisa, que você provavelmente está usando nesse exato instante, é o zíper!
Embora não tenha sido desenvolvido no esforço de guerra, foi a partir de sua utilização pelas forças armadas que se disseminou.
Sim, esse fecho dentado intercalado facilitou e muito a vida dos soldados. Afinal, quem quer que seus comandados levem meia hora para abotoarem-se todos?
Ademais, podendo ser usado em sacolas, economizava-se em caixas. Ao invés de se transportar uma caixa rígida de munição, leva-se uma sacola de lona, perfeitamente fechada com zípers!

Provavelmente um pouco menos usado que o zíper, é a expressão OK, Okay, O.K.
Na verdade, a abreviação correta seria 0.K. Explico-me: essa expressão teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam pras bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa “0 Killed” (nenhum morto), expressando sua grande satisfação.

E a outra, como todos bem conhecemos, é o JEEP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário