sexta-feira, 26 de junho de 2009

O Sistema LOCKER

Muito bem. Depois de ter falado sobre a série Adventure, eu sou quase obrigado a falar sobre o sistema Locker.

O Locker é um sistema eletrônico de bloqueio do diferencial (ELD - Electronic Locker Differential). Soou como grego? Já explico.

Todo carro é possui um diferencial, que é um sistema que permite que as rodas de tração girem independentemente. Ou seja, a roda da direita pode estar girando mais rápido que a da esquerda. Isso facilita e causa menos desgaste nas curvas, por exemplo.
Esse sistema funciona, basicamente, dando força para a roda que está mais livre. Portanto, ao se fazer uma curva para a direita, a roda esquerda tem um caminho maior a percorrer, e girará mais rapidamente que a direita.

Entretanto, quando uma das rodas fica suspensa no ar, ou simplesmente sem aderência, o diferencial comum, o desbloqueado, jogará toda a tração pra essa roda livre. Como conseqüência, o carro continua sem tração e jamais sairá do lugar.

Então, para resolver esse problema, criou-se o bloqueio do diferencial. Quando se bloqueia o diferencial, ambas as rodas giram à mesma velocidade. Assim, mesmo que uma roda esteja suspensa, ambas girarão e a que possui aderência poderá mover o veículo até que a outra tenha aderência novamente.

Isso era uma coisa que até então não existia - pelo menos não no Brasil - em veículos urbanos, embora todos os 4x4 o possuam. A Fiat inovou nesse sentido, e deve ter facilidado a vida de muitos fazendeiros de fim de semana.

Falando especificamente do Locker, ele tem sensores eletrônicos nas rodas para aferir as rotações e garantir que estejam no modo desejado pelo motorista. E também a sua ativação é elétrica, como na maioria dos sistemas atuais.

Mais uma coisa é preciso ressaltar: O bloqueio do diferencial NÃO tem NADA a ver com adicionar tração, como nos casos de engatar a reduzida em veículos 4x4. Portanto, isso ajudará muito pouco em casos de lama, porquê nesses casos geralmente ambas as rodas ficam patinando. Sua principal utilidade é em momentos onde apenas uma das não tem aderência.

11 comentários:

  1. Foi a explicação mais clara, simples e objetiva que li nas páginas da internet sobre o sistema locker, que obviamente será muito útil para quem entende pouco - ou quase nada - de mecânica de automóveis, que simplesmente não consegue entender/traduzir todo aquele linguajar técnico dos especialistas de plantão. Obrigado.

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  2. Com o sistema locker ativado, qual o comportamento da direção. Pois o que se sabe é que travado o diferencial a logica é não virar como acontece com tratores. Você continua a ter controle da direção?...como isso funciona...preciso de maiores detalhes...

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  3. Desculpem pela demora em responder...

    @Anônimo 1:
    Obrigado digo eu pelo elogio! Fico feliz por ter ajudado!

    @Anônimo 2:
    A direção continua a seu comando, normalmente. O que acontece é que ela tende a "puxar" um pouco para um dos lados, já que uma das rodas está sem tração. Mas perfeitamente dirigível sim. Qualquer dúvida, pergunte!

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  4. o negocio eh o seguinte
    fiquei sabendo q esse esquema soh funciona em com o carro em velocidade bem baixa.. quase parada
    q inovacao espetacular
    huahauhauhauauhauhuhaahuuhaauhahuhuaahu

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  5. Anônimo acima:

    Sim, este sistema é desenvolvido para ser utilizado em velocidades baixas, onde a potência é maior. Mas isso é óbvio. COMO você pretenderia andar mais rápido com uma das rodas fora do chão?

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  6. kkkkkkkk, otima resposta André!!!!

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  7. kkkkkkkkk, ótima resposta André!!!

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  8. seguinte....em areia de praia este sistema desatola ou nem funcionaria

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  9. Opa!

    Seguinte: Respondendo com base na teoria do sistema e analogia com outros 4x4, porque nunca usei um carro com sistema locker na praia.

    Lembrando que o Locker não é um sistema 4x4, então só funciona com as rodas dianteiras!

    Se você ficar com uma das rodas atoladas (no caso da areia molhada) ou simplesmente sem tração, jogando areia pro alto (no caso de areia seca), o sistema provavelmente te ajudaria sim, já que possibilitaria vc usar a outra roda para mover o carro.

    Se as duas rodas dianteiras estiverem atoladas ou sem tração, o sistema não ajudaria em nada.

    Mas de forma geral eu desaconselho tentar fazer isso. Porque mesmo que vc fique com apenas uma roda atolada, vc só terá a outra para puxar o carro. E, como os pneus desses carros são estreitos, provavelmente afundaria mais do que puxaria o carro.

    Creio que o melhor a fazer se vc realmente pretende ir à praia com um carro destes, é que já entre na areia em baixa velocidade e com o sistema ativado. Assim a chance da roda patinar e começar a cavar debaixo de si mesma fica reduzida. E não estacione nunca na areia molhada.

    Espero ter respondido a sua pergunta, mas qualquer dúvida, não hesite em perguntar!

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  10. ola boa noite Andre la na fazenda do meu sogro tem bastante pedra solta e terra vermelha com inclinaçao fora do comum rezumindo é roça mesmo de estrada ruim cheia de sobe e desse voce acha que o sistema looker vai me ajudar numa situaçao de atolar ou nao dar conta de subir???????

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  11. Fala Markim, boa noite!
    Mal pela demora em responder... Mas então, ajudar a subir é pouco provável, a menos que durante a subida no terreno irrgular uma das rodas fique suspensa ou atolada, mas acho que não é o seu caso, certo?

    No caso de vc pegar lama, aí sim, porque a roda que tiver mais tração ajuda a outra, a menos que seja muita lama e você acabe atolando as duas, aí não adianta. Mas mesmo assim, com o locker ligado você tem mais chances de sair de um atolamento.

    Espero ter respondido as duvidas, qqr coisa pergunte de novo!
    Abraço!

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