quinta-feira, 19 de março de 2009

JIPES

Felizmente ontem me lembrei que tinha o Photoshop "portátil", e pude montar um novo cabeçalho, com a ajuda do Google e do deviantART. Por falar nisso, eis aqui o link para o meu profile, e o link para o cabeçalho.

Mas vamos ao que interessa: Jipes.
Sim, não Jeeps apenas, mas jipes em geral.

A questão é que existem muitos jipes por aí. Será? Eu discordo. O que existe é uma infinidade de auto-proclamados jipes, mas não passam de utilitários, no máximo.

Muita gente vai me xingar aqui, mas eu não considero nem mesmo o Jeep Cherokee um jipe. Nem ele nem nenhum dessa categoria. Nem mesmo os novos modelos do Lad Rover. São todos muito bons, fortes, resistentes e potentes, 4x4, andam muito, mas ainda assim não diria que são jipes.

O que eu considero jipe?
É, a lista é bem restrita. Os Willys clássicos (obviamente), os Toyotas como o Bandeirante, os Land Rovers clássicos, e alguns poucos "herdeiros" desses clássicos, como o Wrangler e o Defender. Mas o Defender novo está totalmente fora de questão.

Além desses poucos, há ainda alguns outros que merecem estar por aqui também, como
o Lada Niva, o Troller T4 e os JPX. Sim, o JPX. Porque? Embora os JPX sejam de fibra, eles se comportam e tem toda a falta de conforto de um verdadeiro jipe. O Troller, bom.... é meio confortável demais pro meu gosto, mas é um jipe. Incluamos aqui também o Suzuky Samurai.

Por outro lado, temos os "wannabes" como o Suzuky Vitara, a Pajero, e assemelhados. Isso para não falar nessa modinha agora de versões pseudo-off-roads de carrinhos convencionais, como os da linha "Cross" da Volks ou da linha "Adventure" da Fiat. Essas porcarias grudam uns acessórios de plástico do lado, mudam o pneu e colam um adesivo e pronto! (Ah, é! E acrescentam alguns mil reais a mais por isso.)

E há ainda o caso do Hummer, que certamente é um jipe, mas é estrambótico demais para o meu gosto, e muito descolado da realidade.

Num próximo post analisarei os mencionados aqui com mais vagar, procurando dar um pouco da história, ficha técnica e fotos.

Espero que a série sirva para corrigir alguns hereges do mundo 4x4...

Nenhum comentário:

Postar um comentário