quinta-feira, 16 de abril de 2009

4x4, Diesel, Ecologia, Off-Road e Exibicionismo

Muito bem, senhores jipeiros e condutores de veículos pesados!

Pode parecer uma baita futilidade e conversa fiada de ecologista sem ter mais o que fazer, mas não é.

repararam na grande quantidade de veículos 4x4 diesel rodando pelas asfaltadas ruas da sua cidade, que nunca nem pisaram em um centímentro de terra? Principalmente os SUVs.


Pois é, este post é basicamente sobre eles.
Já vieram falar abobrinha pra mim sobre a poluição que um Jeep Willys causa, o alto consumo, e blá blá blá. Mas note que estes mal-acostumados off-roads de que falei acima são MUITO piores.









Qualquer um que saiba ler sabe que o consumo de uma Toyota Hilux da vida é muito mais econômico do que um Jeep Willys.
Mas eu me mantenho na minha posição.
Analise bem a situação: Um SUV desses (que, por sinal, estão cada vez mais feios), que tem todo esse motor e tração mas nunca andou no barro equivale, em termos de uso, a uma Station Wagon, no máximo, às vezes até menos!
Portanto, eles não estão "consumindo menos que um Willys", estão, isto sim, "consumindo mais que uma Station Wagon", ou até mesmo que um carro de passeio!



E isso porquê? Aparentemente, nada.
Os donos destes veículos no máximo fazem uma saída de fim de semana mais aventureira no sítio, e por terem dinheiro "sobrando", acham que essa perigosa e radical aventura no sítio requer um robusto 4x4, quanto maior, melhor!










Ou então querem ter a famigerada "sensação de poder", por conduzir um veículo mais alto e resistente a impactos (será?) que os simples mortais à sua volta. Isso, muitas vezes, sem nem saber engatar a reduzida (ok, eles sabem, mas só porque tem uma parafernalha eletrônica que faz isso pra eles. ¬.¬)








Ou ainda fazem por pura demonstração de "status". Esse é o pior tipo, pois não respeita nem a ecologia, nem a própria carteira, nem respeitarão as leis de civilidade ou de trânsito, acham que ostentando o seu grande e pesado carro podem passar por cima de tudo e todos. E geralmente não respeitam nem o propósito, nem a estética de um 4x4, e fazem umas "tunagens" que deprimem profundamente um jipeiro de verdade, como esse projeto horrível aí ao lado. (eca!)





Agora, uma outra coisa bizarra e inexplicável ao meu ver:
Diversos carros oficiais do Estado do Rio são NISSANs FRONTIER! Será que realmete precisamos desse gasto?!?! Será que as estradas estão TÃO RUINS assim? Pera lá, né? Meus impostos indo pra pagar uma FRONTIER pro Governo??? Aqui ao lado está uma do TCE. Depois, ao encontrar com outras estando munido de algum dispositivo de captura de imagens, eu edito e posto mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário