quinta-feira, 23 de abril de 2009

JEEP, o primeiro e único.

Pois muito bem! Finalmente falarei aqui deste incrível veículo de que tanto sou fã!

Neste não farei como nos anteriores, apresentando apenas o lado técnico, por assim dizer.

Dizem que a primeira vez nunca se esquece. E é verdade. A primeira vez que entrei em um jipe foi um Willys Overland (não saberia dizer o ano) CJ-2A. E era original, com a suspensão mole, torcendo de um lado para o outro nas curvas, o volante fino e grande, o vidro dividido ao meio e limpadores em cima, sem santo-antônio, só a armação da capota. E o banco traseiro era transversal, por sobre os pára-lamas. Segue uma imagem ilustrativa:


Ainda tenho também, a favor dessa inclinação, a forte simpatia pelo jipe que Dupond e Dupont usam em "Tintim no País do Ouro Negro":

E essa deve ser até mais uma razão para eu querer participar do Paris-Dakar, pensando bem...

And that's the way I like it até hoje. Ou quase.

Depois acabei me apaixonando pelos CJ-5 ou 6, por causa da sua frente mais "rechonchuda", e certamente não abriria mão do santo-antônio. Mas fora isso, continuo preferindo que sejam de suspensão mole, com o grande volante, as rodas e pneus originais, e mais nenhuma parafernalha eletrônica, no máximo um rádio PX (ou PY, tá bom...) e algum aparelho de som convencional.
Ah, e também não me importo em deixar o limpador do pára-brisa ser elétrico (o jipe em que andei pela primeira vez só tinha motor no lado do motorista, o do carona tinha uma manivela).

Mas agora, o tal "lado técnico".
O Jeep, como todo mundo sabe, foi criado para a guerra; e como todo mundo também sabe, seu nome veio da pronúncia da sigla em inglês para
General Pourpouse, que significa Uso Geral.
Aha! É aí que se enganam! Isso é só mais uma lenda popular.

"GP" era um termo criado pela engenharia da Ford, "G" para veículo de contrato do governo e "P" para Carro de Reconhecimento com 80 polegadas de entre eixos.

Mas devido ao fato de ser REALMNTENTE utilizável em qualquer situação, surgiu a lenda (lenda no sentido pleno da palavra!). E é exatamente isto que faz do Jeep o primeiro e único. Além dele, apenas o Land Rover tem a incrível capacidade de fazer TUDO. Mesmo assim o Land Rover nasceu depois, de peças e fábricas desativadas da Jeep na Inglaterra após o fim da guerra.
Notem bem que estou me referindo aos veículos tradicionais, não estou falando do Jeep Grand Cherokee nem do Land Rover Discovery. Estou a falar dos bons e velhos de guerra (literalmente), aqueles sem conforto, que andam em todo tipo de terreno, de pântanos até encostas escarpadas.

Só pra terem uma pálida idéia das milhares de utilidades do Jeep:

Jeep adaptado para seguir por trilhos e verificar as linhas de comunicação,
além de transportar pequenas outras cargas.



Este Rotabuggy prestava-se para descarregar tropas de avião.
As hélices não estão ligadas a qualquer tipo de motor, sua função é simplesmente desacelerar o jeep em queda.
(Saiba mais)

E este é "simplesmente" um lança mísseis...
Nuclear, de acordo com a fonte da imagem.

Para maiores e mais detalhadas descrições da história do Jeep, acesse:
Vila Offroad
Associação Paulista de Veículos Militares Antigos

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